quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação, onde está?

O ensino está totalmente estagnado no Brasil e tudo conspira contra a sua melhoria.
Pra começar, as família mal sabem como educar um filho. E é recorrência de toda uma vida ignorante a qual os pais tiveram. E essa ignorância é transmitida pelos pais e piorada pela sociedade ao redor. Mas isso é só o início.
As escolas de base, àquelas que deveriam dar total suporte para os futuros desafios a serem enfrentados, nada mais são que uma piada. Não me refiro, somente, às escolas públicas. Pense nos seus antigos colégas de classe, e agora tente imaginar quantos deveriam ter se quer chegado a oitava série?  Sim, o primeiro problema, é justamente a aprovação em demasia. E esta é fruto de um bando de políticos, que obviamente, não tem escrúpulos e são totais IGNORANTES. Querem apenas números, aprovações. Nada de qualidade, afinal, se o povo fosse um pouco mais instruído, não os teria elegido. E este é o primeiro ciclo vicioso do péssimo ensino.
Mas há outros problemas, além da falta de reprovações: professores mal valorizados, mal capacitados, e a própria sociedade, que como eu disse acima, é ignorante. Somente ignorantes acham que estudar é ridículo e dar aquele "jeitinho" é lindo.
Vejamos a situação do ensino no exterior, segundo Roberto Salmeron: "...Na França, na Suíça, na Alemanha, os estudantes no ano equivalente ao nosso 3° ano colegial, antes de ingressarem na universidade, estudam: em matemática, análise (uma das deficiências de nossos cursos, até em nível universitário), cálculo vetorial, cálculo diferencial e integral, estatística, e aplicaçoes; em física, utilizam cálculo vetorial, diferencial e integral, estudam a teoria da relatividade restrita, incluisive aprendem a calcular com fóton de massa zero, em eletromagnetismo estudam correntes alternadas com grandezas vetoriais... Ao tratarmos desta questao, nao podemos esquecer um problema social importante: os baixos salários dos professores, que sao obrigados a dar de 30 a 40 horas de aulas por semana, para poderem sustentar a família. E obviamente nao têm tempo nem energia para aumentar seus conhecimentos. Em contraste, nos paises avançados da Europa a profissao de professor ou professora é valorizada. Na Suíça, uma professora de curso fundamental ganha mais que um engenheiro, a diferença de salários chegando até a 50%. Além disso, como em outros países, os professores têm direito a um semestre de licença para se aperfeiçoarem, de seis em seis anos. "
Agora, ha quem diz que o ensino superior no Brasil tem qualidade. Eu posso dizer que não tem tanta qualidade assim, mas não é tão ruim quanto o ensino básico. Mas não há inovações. Citarei eu, o exemplo da engenharia: aprendemos como funcionam as máquinas, como construí-las, enfim, aprendemos tudo aquilo que já existe. Mas cadê a formação física e matemática suficiente para que possamos exercer o nome de nossa profissão, que é produzir engenhos? O Brasil está formando meros técnicos que sabem noçoes matemáticas, e não propriamente engenheiros!
E não há o que fazer. A sociedade deve acordar, a política deve mudar. TUDO DEVE MUDAR!
A realidade é que todas essas tamanhas decepções irão perdurar ainda por um longo tempo.

Vale a pena ler o texto inteiro do Roberto Salmeron:

Um comentário:

cida disse...

Nós não esquecemos você, filho. É que as coisas por aqui também estão corridas. Já estamos na contagem regressiva. No domingo, dia 21 iremos para o ODY PARK, em Maringá. Levarei a PAULA também. Acho que vai ser legal. Estou doida para viajar, fazer " aquele pacote" e descansar... Não fazer absolutamente NADA... A Argentina está nos meus planos...